Lançamento da versão 12.1 do OpenSuse

Depois de 8 meses de espera quarta-feira é o lançamento do OpenSuse 12.1!

Mas antes de mostrar a nova versão, vou falar um pouco sobre as mudanças que ocorreram na estrutura numérica para as novas versões.

Foi aberta uma votação para que se decidisse sobre o novo método de numeração para as versões do OpenSuse, entre os estilos sugeridos temos os de algumas distros conhecidas como o Fedora (estilo de número inteiro como o Fedora 14 ou o Fedora 15), o Ubuntu (estilo em que o número da versão reflete a data de lançamento como o Ubuntu 11,04 para significar o Ubuntu lançado em abril de 2011) e o Mandriva (estilo que usa o ano como referência acrescido de uma sequência numérica, como Mandriva 2.010,2, ou seja, o segundo lançamento em 2010).

Com base na idéia de de manter números consecutivos, a sugestão eleita foi a “old school”, assim como já é adotado mas com a eliminação da versão 0.0 e liberação de novas versões a cada 3 meses.

Assim, os próximos quatro lançamentos serão:

Novembro 2011: openSUSE 12,1
Julho 2012: openSUSE 12,2
Março 2013: openSUSE 12,3
Novembro 2013: openSUSE 13,1

O resultado da votação pode ser visto aqui:
http://www.surveymonkey.com

Agora chega blá bla blá e vamos ao que interessa!!! \o/

Pra quem gosta, o OpenSuse virá com a versão 3.2 do GNOME, com grandes melhorias no Nautilus no que se trata de gerenciamento e pré-visualização de documentos. E para os que utilizam o KDE, como eu, vão poder desfrutar da versão 4.7. Outra alteração importante é a remoção do KPackageKit, simplificando assim a instalação de remoção de aplicativos. O projeto para Tablet ainda não fará parte da versão 21.1 mas a comunidade do KDE está trabalhando duro para disponibilizá-la na próxima release.
Nos outros WM existentes XFCE e LXDE, não houveram mudanças significativas, mas apenas melhorias.

Visualmente um sistema lindo, mas e por dentro?
-> O OpenSuse 12.1 promete inicializar mais rápido, com melhorias no gerenciamento de hardware e configuração do sistema.
-> A inicialização agora é gerenciada pelo systemd (para os apreciadores do sysvinit, ele ainda estará disponível como backup).
-> O Yast (gerenciador de pacotes) quer definitivamente por a baixo o mito de que é mais lento e que de sobrecreve acidentalmente arquivos que foram modificados pelos usuário o que é a pura verdade em suas primeiras versões 😛.
-> O SAX faz seu retorno na forma de SAX3, um projeto openSUSE GSOC ahhh que saudade do sax!!.
-> O Kernel Linux 3.1 tras melhorias de desempenho para gerenciamento de memória e manipulação de dados. E claro, suporte a novos hardwares, incluindo dispositivos externos como Kinect da Microsoft e do controlador de Nintendo Wii, bem como a uma variedade de placas wireless e de vídeo.
-> Google GO, syslog-ng 3.3, GCC 4.6 e LLVM v3…

Isso é só um pouquinho das grandes mudanças do OpenSuse 12.1, muitas outras podem ser vistas aqui: http://en.opensuse.org/Product_highlights

A partir do dia 16/11, já vou baixar e colocar à prova essas novidades e tudo de bom ou ruim que encontrar compartilharei com vocês!

Abraços. 🙂

Fonte:
http://en.opensuse.org/Main_Page
http://lizards.opensuse.org/2011/04/06/versionitis/
http://ostatic.com/blog/future-opensuse-versioning-decided

Anúncios

4 respostas em “Lançamento da versão 12.1 do OpenSuse

  1. É Carol… Pena que ainda não possui suporte a placas de vídeo Híbridas como o do meu notebook, mas vamos esperar. No mais, funciona muito bem, consome pouco memória e boota relativamente rápido. O KVM está muito bom, só acho um ponto falho que quando se instala ele, vc tem que instalar na mão o bridge-utils e startar o libvirtd na mão e configurá-lo no chkconfig caso queira que o mesmo inicialise automáticamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s